Símbolo da Psicologia, Psicoterapia, Significado dos Elementos, Resolução, Norma, Criador e Design

Símbolo da Psicologia, Psicoterapia, Significado dos Elementos, Resolução, Norma, Criador e Design

Você quer baixar grátis (download free) e saber um pouco mais sobre o símbolo da Psicologia, da psicoterapia, o significado dos seus elementos constituintes, a resolução/norma que o torna oficial e o criador e design?

Então, aproveite o nosso conteúdo grátis agora mesmo!

Há um símbolo oficial da Psicologia e da Psicoterapia?

Não! Já de início é importante dizer que não há um símbolo oficial da Psicologia e muito menos da psicoterapia.

O que há são criações de vários design que dedicaram o seu precioso tempo a essa importante ciência da área da saúde: a Psicologia.

Norma/Resolução do Símbolo da Psicologia?

No dia 31 de março de 2006 a Resolução CFP Nº 002/2006 estabeleceu referências textuais (escritas) para os símbolos oficiais da psicologia. Todavia, não apresentou uma referência de imagem (desenho).

A resolução do Conselho Federal de Psicologia (CFP) buscou suprir a necessidade de referências (dos estudantes e profissionais) sobre os símbolos que representam a profissão. Também serviu para criar uma uniformidade dos símbolos da profissão e para fortalecer a identidade dos psicólogos.

Nesse sentido, e de forma sintética, o artigo 2º da Resolução CFP Nº 002/2006 definiu a cor azul para a faixa da beca dos formandos do curso de graduação em Psicologia, a pedra lápis-lazúli para o anel de formatura e a letra grega “psi” para símbolo da Psicologia.

Símbolo da Psicologia/Psicoterapia, Significado dos Elementos

Aqui apresentamos um descrição dos elementos constituintes do símbolo (não oficial) da Psicologia criado pelo psicólogo Alex Tavares:

  • A 23a do alfabeto grego correspondendo ao nosso “psi” (adotado em todos os países como representação da Psicologia). A letra “psi” é associada com a mitologia, pois representa o Deus Possêidon (Netuno), tido como o Deus das águas subterrâneas e submarinas. As três pontas do Tridente de Possêidon representam também as três pulsões: sexualidade, autoconservação e espiritualidade (autorrealização).
  • As 02 SERPENTES indicam OS SABERES (pluralidade) sobre essa ciência.
  • Os 2 ramos de louros, no mundo clássico, significavam: glória, honra, orgulho, triunfo, vitória, laurel, preito, homenagem.
  • No entorno do símbolo há a palavra Psicologia em várias línguas.

Símbolo da Psicologia/Psicoterapia: Criador e Design

O design e criador deste Símbolo (não) da Psicologia, pois não existe desenho oficial, é o psicólogo Alex Sandro Tavares da Silva.

A sua produção da arte do símbolo da Psicologia foi registrada em 2005.

O autor permite o uso livre, gratuito, sem necessidade de sua autorização, pois acredita que isso ajuda no fortalecimento da ciência e da profissão de psicólogo e psicóloga.

Símbolo da Psicologia, Psicoterapia, Significado dos Elementos, Resolução, Norma, Criador e Design: Baixar Grátis!

5.0
11