Psicologia: a Máquina Psicológica e a Visão de Mundo

Você compartilha o bem com os seus amigos?

EXCLUSIVO PARA PSICÓ[email protected]!

Psicologia: a Máquina Psicológica e a Visão de Mundo

Saber, mesmo que de forma bastante sintética e objetiva, como se processa o nosso “funcionamento psicológico” pode auxiliar na nossa atitude ativa frente às vicissitudes do cotidiano, principalmente para pensar se:

1) toda situação, encontro ou acidente produz os mesmos efeitos em todas as pessoas? e

2) o mundo a nossa volta é sempre o mesmo, independentemente de nossas atitudes?

Se mudássemos o nosso modo de ver o nosso ambiente também mudaríamos o nosso modo de viver?

Se mudássemos o nosso comportamento o nosso ambiente mudaria também?

Para pensar sobre essas questões teremos de refletir sobre nossa “máquina psicológica”.

 

O Que é Pensamento do Ponto de Vista Científico?

Você quer evoluir hoje?

 

Psicologia: a Máquina Psicológica e a Visão de Mundo

De forma bastante resumida, podemos pensar o nosso “funcionamento psicológico” como uma complexa rede de interconexões, na qual, entre os vários elementos importantes, podemos, pelo menos, citar:

1) os pensamentos.

2) as emoções.

3) as reações fisiológicas.

4) os comportamentos.

Todos estes elementos estão vinculados aos nossos ambientes (sistema ecológico).

 

Pensamentos Criam Realidade?

Você quer ganhar um livro?

 

Psicologia: a Máquina Psicológica e a Visão de Mundo

Cada um desses 4 elementos vai interferir positiva ou negativamente nos outros, gerando consequências inusitadas para cada pessoa.

Por exemplo, uma mulher ao passar no seu primeiro vestibular (aos 65 anos de idade) pode pensar “finalmente consegui realizar o meu grande sonho, agora quero ser uma boa aluna (estudiosa e cheia de amigos)”.

E esse pensamento gerar alegria (emoção), “frio na barriga” (reação fisiológica) e o ato de ler novos livros (comportamento).

Esse comportamento, por sua vez, pode fazer com que outras mulheres da mesma idade fiquem com vontade de seguir os mesmos passos dessa senhora. E isso pode fazer com que as universidades passem a criar oferta de novos cursos superiores com valores mais acessíveis para pessoas com mais de 50 anos de idade. E o mercado, por sua vez, criar possibilidades de trabalho para elas.

Ou seja, o nosso mundo está a todo instante sendo produzido por cada um de nós.

 

Com os Pensamentos São Nutridos?

Você quer ganhar 1 vídeo?

 

Psicologia: a Máquina Psicológica e a Visão de Mundo

Mas, o mesmo evento (passar no vestibular), para outra pessoa, da mesma idade, pode gerar outro pensamento. Por exemplo, “tive sorte de passar no vestibular, agora que entrei na faculdade todos saberão que sou burro”.

E como uma das possíveis manifestações emocionais teremos a tristeza. Como reação fisiológica, a dor de cabeça. E como comportamento, o ficar isolado em sala de aula.

Ou seja, não é apenas o ambiente, o exterior que modula o nosso funcionamento psicológico, mas o encontro do nosso interior com o exterior e a interpretação que damos às nossas vivências internas e externas.

EXCLUSIVO PARA PSICÓ[email protected]!

 

Como Reduzir Pensamentos Negativos?

Você quer falar com o psicólogo Alex Tavares?

 

Psicologia: a Máquina Psicológica e a Visão de Mundo

Assim, podemos dizer que produzimos, a todo momento, mudanças em nós mesmos, sempre na relação com o nosso ambiente, que, por sua vez, também pode sofrer mudanças com nossas atitudes… num grande processo de criações variadas e invenções inusitadas de viver a vida.

Alguns dizem que “pensamentos bons trazem coisas boas”… mas, agora sabemos que pensamentos positivos podem produzir manifestações visíveis (fisionomia, comportamentos, falas) e esses sim são percebidos pelos outros que podem se identificar conosco e, quem sabe, expor a sua vontade de ser nossos amigos, fazendo convites para festas, jogos, passeios…

Então… bons encontros para você!

Autor: psicólogo Alex Tavares..

EXCLUSIVO PARA PSICÓ[email protected]!

Você pode comentar agora!

%d blogueiros gostam disto: