Como Se Tornar Coach Profissional: Tutorial Completo Grátis e Dicas de Formação Rápida On-line

Gostou? Então, compartilhe agora.

Como Se Tornar Coach Profissional: Tutorial Completo Grátis e Dicas de Formação Rápida On-line

Neste tutorial completo e grátis (com textos, sons, vídeos e infográficos) de como se tornar um coach profissional você aprenderá os seguintes pontos:

  1. O que é Coaching.
  2. Para Que Serve O Coaching.
  3. Quem Pode Ser Coach? Pré-requisitos da Formação em Coaching.
  4. Quais São Áreas do Coaching.
  5. Qual o Perfil dos Clientes de Coaching.
  6. Qual o Salário, a Remuneração no Coaching.
  7. Diferenças Entre Coaching e Mentoring.
  8. Diferenças Entre Coaching e Psicologia Clínica.
  9. As 8 Fases do Processo do Coaching.
  10. Como Escolher Uma Formação em Coaching Profissional.

 

Curso Completo e On-line de Coaching Com Professoras Psicólogas!

 

 

Você sabia que no Brasil, nos últimos 8 anos, a procura por coaches aumentou em média 300% ao ano.

E essa busca continua crescendo, mesmo apesar da crise que o país enfrenta.

Por isso, a carreira de coach é a que mais cresce e ganha notoriedade no Brasil.

Enormes oportunidades nascem a cada dia para profissionais competentes e dispostos a transformar as vidas dos seus clientes, inclusive com atendimentos on-line (via internet).

Os resultados rápidos e consistentes de um processo de coaching estão atraindo cada vez mais clientes dispostos a investir tempo e dinheiro no desenvolvimento da sua vida, pois os resultados são incríveis e rápidos.

Neste tutorial sobre o universo do coach você saberá como colocar em ação a sua carreira nesta importante área de atuação profissional que está ajudando milhões de pessoas ao redor do planeta!

 

Como Se Tornar Coach: O que é Coaching?

Coaching é uma palavra de origem inglesa que indica uma atividade de formação pessoal em que um instrutor (o “coach”) auxiliar o seu cliente (chamado de “coachee”) a evoluir em alguma área da sua vida.

O conceito de coaching surgiu por volta de 1830 na universidade britânica de Oxford.

Buscava definir um tutor particular, alguém que ajudava o aluno a se preparar para um exame de uma determinada matéria.

Com o passar do tempo a palavra coaching passou a ser usada também para se referir a um instrutor ou treinador de cantores, atletas, atores, executivos, etc.

“O Coaching é um método para o alcance de objetivos com foco no futuro, a partir de ações bem planejadas no presente. O coach (profissional que aplica o Coaching) não dá opinião, não julga os valores e objetivos e não interfere em nenhuma ação do coachee (cliente que contrata o processo de Coaching)”, explica a Coach Ghislaine Sandri, diretora da Future-se e membro da Sociedade Brasileira de Coaching.

Assim, a palavra coaching vem do inglês “coach” e significa treinador.

Esse treinador tem o objetivo de encorajar e motivar o seu cliente a atingir um objetivo. Ele ensina novas técnicas que facilitam o aprendizado.

O termo coaching apareceu pela primeira vez na era medieval, com a figura do cocheiro, o homem que conduzia a carruagem (“coche”).

Os cocheiros também eram especialistas em treinar os seus cavalos, para que estes puxassem os coches de melhor forma possível, com o menor risco para os passageiros.

O trabalho de coaching inicia-se criando uma meta desejada pelo cliente, e essa meta pode abranger as mais diversas áreas.

Normalmente, não existe um tempo determinado para esse objetivo ser atingido, apesar de o número de sessões de coaching, de regra, ser determinado, conforme você verá no decorrer desse tutorial.

O coaching tem o objetivo de ajudar profissionais de qualquer área a maximizar seu potencial e trazer mais resultados para sua empresa ou para o próprio desenvolvimento do seu trabalho.

Um tipo de coaching bastante procurado é o “coaching de liderança”, uma qualidade cada vez mais valorizada.

No coaching de liderança, o gestor procura orientar seu colaborador no seu desempenho, usando metas claras para criar alvos mensuráveis.

 

 

Além disso, busca reconhecer potenciais e desenvolver competências da sua equipe.

Também envolve-se na aprendizagem da sua equipe, encaminhando e recebendo comunicações para resultados excelentes.

O coaching pessoal aborda, como o próprio nome indica, a área pessoal da vida de um indivíduo, como os seus relacionamentos pessoais.

É por isso uma área muito abrangente, porque lida com vários tipos de interação do cliente com o seu meio envolvente.

Mais adiante, nesse tutorial, veremos cada um dos vários tipos de coaching e você poderá analisar qual é o mais interessante para a sua carreira e propósito, projeto de vida.

 

O Que É Coaching?

Curso Coaching | CoMental | Academia Portal Dr

 

Como Se Tornar Coach: Para Que Serve O Coaching

Coaching é um processo profissional, qualificado, técnico, com início, meio e fim, que acontece entre 10 e 12 sessões, de regra.

Nelas, ferramentas cientificamente validadas são aplicadas ao coachee, com o intuito de alcançar suas metas e objetivos.

O Coaching pode ter uma infinidade de objetivos, entre eles destacamos:
  • Coaching é para quem quer mudança de vida.
  • É para quem deseja se desenvolver pessoal e/ou profissionalmente.
  • É para quem busca bem estar.
  • Para pessoas que desejam alcançar seus objetivos, sejam eles de curto, médio ou longo prazo.
  • É para aqueles que acreditam que uma parceria profissional pode ajudar.

No processo, o coach trabalha as 3 principais bases da metodologia: foco no futuro, não julgamento e ação.

“Mesmo que o cliente chegue sem um objetivo definido, há ferramentas que auxiliam na descoberta e planejamento. Todas as sessões são conduzidas de modo que não interferem ou julguem os objetivos de cada coachee. Além disso, o cliente é levado a entrar em ação”, diz Ghislaine Sandri (certificada como Personal & Professional Coach e Leader Coach, com reconhecimento internacional do Institute of Coaching Research e Recognised Course).

Contudo, é importante que o cliente esteja disposto e aberto à mudança, já que o processo requer, além de investimento, responsabilidade e comprometimento durante todas as sessões.

Ao permitir a mudança de padrões mentais, o horizonte de possibilidades se amplia, resultando em alta performance, conquistas reais e qualidade de vida.

 

 

Você está gostando desse conteúdo? Então, aposto que também vai gostar destes:

Psicologia on-line: Técnica dos 60 Segundos Contra Procrastinação?

Curso Coaching | CoMental | Academia Portal Dr

 

 

Como Se Tornar Coach: Quem Pode Ser Coach? Quais os pré–requisitos para uma Formação em Coaching?

Empresários, líderes, técnicos, desportistas, profissionais liberais (psicólogos, médicos, advogados, dentistas, educadores físicos), vendedores, consultores, profissionais de Recursos Humanos, entre outros, estão buscando no Coaching uma forma de dar um upgrade nas suas carreiras.

De regra, o curso de formação em Coaching tem como objetivo capacitar e preparar os sujeitos que desejam desenvolver competências para atuar de forma profissional como um Coach.

A formação em Coaching também serve para os profissionais que desejam desenvolver estas competências para ampliar o leque de atuação profissional, gerando grande aumento da demanda de clientes.

 

Psicologia On-line: Desculpas Para Não Fazer… O Importante!

Curso Coaching | CoMental | Academia Portal Dr

 

Por exemplo, muitos psicólogos vão encontrar no Coaching recursos para ampliar, ainda mais, sua performance.

Para os palestrantes é muito comum e até necessário que busquem desenvolver esta competência para agregar valor nas suas palestras, gerando um aumento dos seus honorários.

A maioria das instituições que oferecem formação em Coaching não exigem nenhum pré-requisito.

Mas, é importante que o aluno entregue-se totalmente ao processo, uma vez que trabalha de forma sistêmica, tanto em nível pessoal como profissional.

O cursos de Coaching aplicam o método que utiliza a experiência de vida e carreira de cada aluno para desenvolver, de forma personalizada, as habilidades e capacidades que são necessárias para o cliente alcançar os objetivos almejados.

 

Como Se Tornar Coach: Áreas do Coaching

Para quem ainda tem dúvidas do que é Coaching, de uma maneira simples ele pode ser definido como uma metodologia voltada para desenvolver pessoas pessoal e profissionalmente.

Mudanças significativas e sustentáveis podem ser notadas nas pessoas que passam por um processo de coaching.

É o conhecido ponto A e ponto B. Partir do seu estado atual (A) para o seu tão almejado estado desejado (B), contando com um método e estratégias para concretizar os sonhos.

Dentre os principais tipos de Coaching podemos destacar os seguintes:

 

Coaching Pessoal: Life Coaching (Coaching de Vida)

O Coaching Pessoal (Life Coaching ou Coaching de Vida) promove o desenvolvimento individual, auxiliando na definição dos próprios objetivos e no traçar das metas eficientes e tarefas para atingir o que o cliente espera.

Essa vertente do coaching trabalha campos como relacionamento intrapessoal, saúde, espiritualidade e família.

 

 

O objetivo é instigar o coachee (cliente) a conhecer mais a si mesmo, para que possa identificar suas habilidades e potencializá-las, usando-as em seu favor.

Em resumo, ele é voltado para que o cliente encontre o equilíbrio e felicidade nas diferentes áreas da sua vida, como relacionamentos, saúde, família, amizade, social.

 

Curso Completo e On-line de Coaching Com Professoras Psicólogas!

 

Professional Coaching (Coaching Profissional ou de Empreendedor)

Professional Coaching (Coaching Profissional ou de Empeendedor) é um trabalho lado a lado entre Coach e Coachee, com metas e foco nos objetivos.

O coaching profissional é o processo liderado por um profissional qualificado e que utiliza metodologias, técnicas e ferramentas do coaching para promover o benefício de uma empresa ou de um indivíduo, quer na sua área pessoal ou profissional.

Este tipo de coaching é conhecido como “formal”. Este método é pago, e existe um contrato, sessões estruturadas e reuniões para ajudar e guiar os clientes.

O professional coaching agrega recursos para auxiliar no ultrapassar das barreiras para chegar à conquista do sucesso, conforme os objetivos traçados pelo cliente.

 

Coaching Para Empreendedores

Curso Coaching | CoMental | Academia Portal Dr

 

Coaching Empresarial

O coaching empresarial é um tipo de coaching para empresários.

Ele tem o objetivo de ajudá-los, através de várias ferramentas e técnicas, a desenvolver capacidades e competências para se destacarem no mundo empresarial.

 

Coaching Financeiro

O Coaching financeiro é um treinamento especial.

Ele pretende capacitar o cliente de forma a alcançar resultados financeiros na área pessoal e empresarial.

O coaching financeiro dura, de regra, 90 dias.

Esse tipo de profissional analisa os hábitos financeiros do cliente para compreender o seu momento atual.

Depois de fazer isso, esse profissional do Coach define metas objetiva, concretas e faz exercícios diários que ajudam o cliente a cumprir o seu treinamento e alcançar as suas metas.

Coaching de Relacionamento

No Coaching de relacionamento o profissional ajuda o cliente, de forma organizada, rápida e objetiva, no processo de melhora do seu contato nos relacionamentos sociais, interpessoais.

Por exemplo, no contato com a namorada, esposa, marido, etc.

 

Coaching de Relacionamento?

Curso Coaching | CoMental | Academia Portal Dr

 

Coaching Executivo: Executive e Business Coaching

O Coaching Executivo (Executive e Business Coaching) auxilia os executivos no processo de estabelecimento das melhores metas e propósitos para a sua empresa, diante de um mercado competitivo e que passa por mudanças constantes.

Assim, além do desenvolvimento profissional, o Coaching Executivo também contribui para o aperfeiçoamento da performance pessoal.

Ele busca um equilíbrio entre as necessidades humanas e empresariais.

Em resumo, o Coaching Executivo é voltado para o mercado de trabalho. Desenvolvimento das capacidades e recursos profissionais, crescimento de carreira, mudança de área ou foco.

 

 

Team Coaching

Team Coaching é uma grande área em ascensão, focado em grupos de trabalho, setores de uma empresa que compartilham de uma meta em comum.

O Team Coaching age sobre todos os indivíduos do grupo, buscando o mesmo objetivo, aplicando as ferramentas especiais do Coaching.

 

Coaching de Performance

O Coaching de Performance também é conhecido como Coaching de Desempenho.

Esse tipo de Coaching tem como principal objetivo a descoberta dos bloqueios internos da pessoa e ajudá-la a superá-los.

A característica principal do Coaching de Performance é o autoconhecimento e o desenvolvimento das habilidades pessoais e profissionais para eliminar empecilhos identificados pelo próprio coachee.

O Que É Coaching de Carreira?

 Curso Coaching | CoMental | Academia Portal Dr

 

Coaching de Liderança

O Coaching de Liderança tem o intuito de desenvolver a capacidade de liderar e de dividir responsabilidades com toda a equipe.

Com isso, a equipe torna-ser mais comprometida, motivada e eficiente.

O principal objetivo do Coaching de Liderança é criar uma equipe que realmente trabalhe unida. Que tenha capacidade de dar andamento em projetos, focada na solução e em obter os melhores resultados.

 

Coaching de Saúde

No Coaching de saúde o profissional auxilia o cliente na identificação de determinadas alterações no seu funcionamento normal e indica mudança na conduta, na rotina para que ele passe a sentir muito melhor.

 

 Curso Coaching | CoMental | Academia Portal Dr

 

Tipos de Coaching: Considerações

Enfim, são muitos os tipos de Coaching.

Há uma infinita de áreas de atuação. A todo momento são criadas novas e importantes frente de ação.

Afinal, podemos usar as técnicas e ferramentas do Coaching e todo o momento, em todas as áreas da vida.

É por isso que a cada dia nascem novos nichos de Coach.

Aqui, mais uma breve lista dos mais famosos nichos de Coaching:

– Coach de Atletas.
– Coach de Emagrecimento.
– Coach de Carreira.
– Coach de Liderança.
– Coach Financeiro.
– Coach de Saúde.
– Coach de Negócios.
– Coach de Orientação profissional.
– Coach de Vendas.
– Coach de Carreira.
– Coach de Equipe.
– Coach Jurídico.
– Coach de Liderança.

 

Curso Completo e On-line de Coaching Com Professoras Psicólogas!

 

Psicologia On-line: O Efeito Psicológico Matrix

Curso Coaching | CoMental | Academia Portal Dr

 

Como Se Tornar Coach: Perfil dos Tipos de Clientes Coaching

De acordo com pesquisas e comentários de vários profissionais, o perfil de clientes que busca o processo de Coaching é bem variado.

São homens e mulheres adultos, que identificaram um problema a resolver, que desejam mudar a sua vida de forma organizada, planeja e rapidamente e compreendem que sozinhos não estão conseguindo gerar os resultados desejados.

Ou seja, qualquer pessoa pode ser um potencial cliente de coaching!

Não apenas as pessoas que apresentam um problema grave, mas também aqueles que sonham em viajar para outro país, que sonha em comprar um carro novo, que pretende abrir um novo negócio, a mulher que sonha em ser mãe.

Com isso, podemos abrir o nosso leque de opções e encontrar um cliente em cada esquina, shopping, praça, cinema ou passeio.

Para saber um pouco mais sobre o perfil, quais são as características, os tipos de clientes que busca a intervenção do Coaching veja o infográfico logo abaixo!

 

Review/Opinião: Computador & Tablet Para Atender On-line?

Curso Coaching | Avaliação de Computadores | CoMental | Academia Portal Dr

 

As 5 Fases do Cliente de Coaching

 

Como Se Tornar Coach: Qual o Salário, a Remuneração no Coaching

 

O profissional que trabalja com Coaching pode ter salário de mais de R$ 50 mil (por mês), conforme matéria da revista InfoMoney.

 

“Os números só tem aumentado, acredito que porque temos o foco na solução. Nós não acreditamos em crise”, afirma Tália Jaoui, master coach trainer da Sociedade Latino Americana de Coaching (Slac), organização que já treinou mais de 22 mil coaches no Brasil.

 

De acordo com levantamento realizado pela Slac, a média salarial de um coach no Brasil é de R$ 12 mil, considerando o valor da sessão de R$ 200.

Importante dizer que esses números podem variar muito!

Tudo depende de quantas pessoas você consegue atender por dia e o valor cobrado em cada sessão.

 

“É possível ganhar até R$ 50 mil, depende que tipo de formação você tem, coach de vida, executivo ou master. E quem são os seus clientes”, afirma Jaoui. “A contratação de um coach pode representar ganho de milhões, então vale a pena pagar R$ 2.500 por uma sessão”, completa.

 

Um estudo da revista Fortune 500 mostra que empresas que passaram a utilizar o processo de coaching como parte do desenvolvimento de seus líderes conseguiram registrar um aumento de 43% na satisfação de seus clientes externos.

Além disso, a relação entre clientes internos gerou um nível de satisfação na casa de 38%.

Esses benefícios foram apurados durante um período de 6 meses de utilização do processo de coaching.

 

Efeito Psicológico The Wall: O Muro de Problemas

 Curso Coaching | CoMental | Academia Portal Dr

 

Como Se Tornar Coach: Diferenças Entre Coaching e Mentoring

Mentoring e Coaching são 2 atividades profissionais que estão relacionadas, mas são bem diferentes.

Mentoring (mentoria) pode ser traduzido como “tutoria” ou “apadrinhamento”.

No Mentoring, o mentor é um guia, um mestre, um conselheiro, alguém que tem vasta experiência profissional no campo de trabalho da pessoa que está sendo ajudada.

O Mentoring inclui conversas e debates acercas de assuntos que não estão necessariamente ligados ao trabalho.

Ao contrário do que acontece no Mentoring, no caso do coaching, o coach não precisa ter experiência na área de trabalho do cliente.

Em algumas áreas do coaching, o profissional pode mesmo não dar nenhum conselho ou soluções para problemas específicos relacionados com a carreira do cliente.

 

Como Identificar Crença Limitante Com 1 Frase?

 Curso Coaching | CoMental | Academia Portal Dr

 

Como Se Tornar Coach: Diferenças Entre Coaching e Psicologia Clínica?

Há várias diferenças entre Coaching e Psicologia!

Primeiro, a Psicologia é uma ciência antiga e com regulamentação na Lei Federal 4.119, de 27 de agosto de 1962.

Essa norma que abrande todo o território do Brasil indica até os atos privativos do psicólogo.

Por isso, quem executar tais atos, sem ser psicólogo, comete crime de exercício ilegal da profissão de psicólogo, com pena de multa e/ou prisão.

 

Lei Federal dos Atos Privativos do Psicólogo

 Curso Coaching | CoMental | Academia Portal Dr

 

Além disso, a Psicologia clínica é mais ampla que o Coaching.

Por exemplo, no consultório de psicologia clínica, podemos trabalhar não só com objetivos específicos – como é a resolução de um problema ou tratamento de doenças, como depressão, crise de ansiedade, pânico, fobias – como também com questões mais gerais ou existenciais como o sentido da vida e o significado profundo de uma relação com os outros.

Infelizmente, até hoje, a profissão de Coaching ainda não tem lei no Brasil.

Com isso, no Coaching, a formação é muito rápida (pode ser realizada, de regra, em poucas semanas), o aluno não tem necessidade de apresentação de monografia, com isso não há defesa de trabalho em banca e não há estágio obrigatório.

Já a formação em Psicologia é longa (com aulas nos turnos da manhã, tarde e noite), pode passar de 5 anos. Tem com currículo controlado pelo MEC. Há vários estágios obrigatórios, defesa de monografia individual e apresentação em banca para um grupo de doutores em Psicologia.

 

Formação Acadêmica do Psicólogo

 Curso Coaching | CoMental | Academia Portal Dr

 

O Coaching tende a ser breve e focado na resolução de dificuldades específicas, durante cerca de 10 a 15 sessões.

A Psicologia clínica, no viés da Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) também pode ser realizada de 10 a 15 sessões. Mas no caso das psicopatologias (doenças psicológicas graves) até a TCC pode passar desse número de intervenções.

Enfim, muito psicólogos são formados em Coaching e, inclusive, dão aulas de Coach para várias outras pessoas, incluindo sujeitos sem formação em Psicologia. E isso não tem nada de ilegal, como você verá no decorrer desse tutorial.

 

Curso Completo e On-line de Coaching Com Professoras Psicólogas!

Psicólogo on-line: Como Ser Terapeuta, Sem Ser Psicóloga?

 Curso ATCurso Coaching | CoMental | Academia Portal Dr

 

Como Se Tornar Coach: As 8 Fases do Processo do Coaching

Há várias etapas que devem ser seguidas no processo do coaching.

De acordo com cada escola, essas etapas podem sofrer alterações.

Abaixo você encontra um infográfico sobre as 8 fases do processo de coaching que podem ajudar no seu início de reflexão.

 

Como Se Tornar Coach: Hora de Mudar de Carreira?

 

Como Se Tornar Coach: Hora de Pensar na Sua Roda da Vida?

A “Roda da Vida” é uma ferramenta utilizada no Coaching para uma avaliação inicial, um diagnóstico do estado atual e geral do cliente.

Veja a “Roda da Vida” abaixo e aproveita para pensar na sua própria vida!

 

Psicologia On-line: Biografia É Destino?

Curso Coaching | CoMental | Academia Portal Dr

 

Como Se Tornar Coach: Formação em Coaching Profissional

Se você chegou até aqui… é hora de ir muito além para se tornar um Coach de sucesso!

Antes de fazer uma formação veja, em detalhes, o programa, o conteúdos, os bônus, as garantias e, principalmente, a qualidade do corpo técnico, os professores que ministrarão as aulas de Coach.

Fizemos essas avaliação e indicamos, sem medo, a formação de extrema qualidade de Coaching Profissional!

É o treinamento Master Coaching Executivo, que gera as maiores remunerações do mercado.

E o melhor, a formação conta com vários professores, inclusive com pós-graduações e anos de experiência em Coach.

 

Psicólogo On-line: Medo do Estágio e do Trabalho na Psicologia Clínica

Curso Coaching | CoMental | Academia Portal Dr

 

Além disso, o Master Coaching Executivo tem garantia de qualidade e satisfação total (ou devolução do pagamento e mais R$ 1 mil de indenização se você não gostar)!

Incrível, concorda?

O treinamento Master Coaching Executivo tem aulas e coordenação das psicólogas Dra. Caroline Calaça e Cássia Morato, profissionais com larga experiência no coaching, inclusive com várias pós-graduações no Brasil e no exterior.

Agora, para ampliar o seu conhecimento sobre o universo do Coaching veja este vídeo grátis com a psicólogas Dra. Caroline Calaça.

No vídeo ela aborda, em detalhes, a profissão de coach, o quanto você pode receber de honorários, a relação com o cliente, além de muito outros conteúdos!

Clique aqui e veja agora mesmo!

 

Como Se Tornar Coach: Sua Opinião

Agora é sua vez, deixe o seu comentário sobre o coaching!

Colabore com a nossa comunidade expondo as suas ideia, experiência e sugestões!

Obrigado e saudações!

Bruno Mota
psicologoclinico.com.br

5 (100%) 9 votes

Agora é a sua vez! Mostre o que você pensa!

%d blogueiros gostam disto: